Sobre o Festival

Conheça a temática e o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas

"Letras & Música, a sinfonia da literatura"

Flipoços 2022 | a retomada do festival

Após dois anos do início da pandemia mudial de COVID-19, onde tivemos que reestruturar e mudar nosso modo de trabalhar para o virtual, ficamos felizes por ter permanecido de pé e com saúde, sobretudo, dando continuidade ao festival, mesmo no formato virtual.

Formato Presencial

03 a 11 de Setembro | no Espaço Cultural da Urca

O mais importante foi que conseguimos manter o relacionamento oferecendo oportunidades de negócios aos nossos inúmeros expositores, editores e autores no período de afastamento.

Agora em 2022, vamos retomar com muito entusiasmo e alegria e mais uma vez promover um encontro inesquecível em Poços de Caldas.

O Flipoços vai destacar a música com a temática “Letras e Música – a sinfonia da literatura” e tem tudo para ser outro grande sucesso, enaltecendo a literatura por trás das letras das músicas. Nesse sentido, será um belo convite para que todos venham para Poços de Caldas navegar pelo universo musical, nos seus mais variados estilos, história da música, autores, músicos, intérpretes e sua influência na nossa cultura literária.

O 17º. Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas que vai acontecer de 03 a 11 de setembro de 2022, fará o público navegar pelo universo musical, nos seus mais variados estilos, histórias da música, autores, músicos, intérpretes e sua influência na nossa cultura literária.

A Curadoria trará à luz as narrativas transformadas em letras de música e a influência dos grandes autores nas músicas, nas melodias e nas canções eternizadas pelos artistas e autores.

Vamos homenagear os grandes movimentos musicais do Brasil como Bossa Nova, Canções de Protesto (surgimentos dos grandes festivais de música), Música Popular Brasileira, Tropicalismo, Jovem Guarda, Manguebeat entre outros.

Mas o maior e principal destaque do Flipoços com a temática "Letras e Música, a Sinfonia da Literatura", é reverenciar e comemorar a Mineiridade musical através dos ícones do Clube da Esquina, um importantíssimo movimento iniciado na década de 1960, em Belo Horizonte.


O Clube da Esquina e seus integrantes, os grandes homenageados em 2022

A mineiridade está na moda! Mas para além disso, a cultura musical mineira tem em grande parte referências dos seus ícones através do Clube da Esquina, movimento que se iniciou com a reunião de jovens músicos no cruzamento das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Assim surgiu um dos movimentos musicais mais importantes do Brasil que esse ano completa oficialmente 50 anos e que tem nas figuras de Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Wagner Tiso, Fernando Brant, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga importantes personagens que através das suas escritas apresentam algumas das mais belas e imortais letras musicais.

A programação oficial vai contar com mesas de autores, profissionais e convidados especiais que vão abordar o tema central e as homenagens especiais, relacionadas ao Clube da Esquina, Centenário de Saramago, Semana de Arte Moderna, 200 Anos da Independência do Brasil e o aniversário de 150 Anos de Poços de Caldas.