Biografias de Roberto Carlos e Raul Seixas

destaques na programação

Biografias de Roberto Carlos e Raul Seixas são destaque na programação do Flipoços

“Ingressos para algumas atividades do festival estão disponíveis no site”

Os ingressos gratuitos para atividades master da programação do Flipoços 2022 já estão disponíveis no site e algumas quase esgotadas, como o caso da abertura do Festival (03.09) que vai contar com várias homenagens especiais como ao artista Milton Nascimento, Patrono do Festival, sendo seu filho o representante do músico, aos 50 anos do Clube da Esquina com a presença do músico e um dos fundadores do movimento, Marcio Borges, ao Estado de Minas, com a presença do vice-governador Paulo Brant. Após a solenidade de abertura o Flipoços em parceria com o Sesc Minas traz para prestar homenagens ao Patrono Milton o artista Zé Ibarra, jovem e talentoso músico que está acompanhando Milton na turnê “a última sessão de música”.

A temática do festival trará ao longo da semana inúmeras referências musicais em literatura além de muitas homenagens aos ícones da nossa música popular brasileira. Um dos destaques fica para a mesa “Biografias desvendadas em palavras autorizadas ou não”. Uma abordagem sobre a polêmica obra de “Roberto Carlos outra vez: 1941-1970" de Paulo Cesar de Araújo e “Raul Seixas, não diga que a canção está perdida” de Jotabê Medeiros. Ambos os biógrafos conversam com o mediador Sérgio Montero no dia 06 de setembro, terça, às 19h no Teatro da Urca. Os ingressos para essa atividade estão disponíveis nesse link https://www.sympla.com.br/evento/biografias-desvendadas-em-palavras-autorizadas-ou-nao/1664035 O encontro conta com a parceria das Editoras Record e Todavia.

Os dois artistas brasileiros – Roberto Carlos e Raul Seixas, ambos aos seus modos marcam a cultura musical do Brasil e merecem ser lembrados e relembrados nesse Flipoços que traz a música em destaque com o tema “Letras e & Música, a sinfonia da literatura”. Essa será a missão dos jornalistas e biógrafos nessa oportunidade. O jornalista e historiador Paulo Cesar de Araújo traz a polêmica biografia não autorizada de Roberto Carlos. Paulo é especialista em música popular brasileira, colabora com os principais veículos de comunicação do país. É autor dos livros Eu não sou cachorro, não (Record, 2002), e Roberto Carlos em detalhes (Planeta, 2006) – obras consideradas referência na historiografia da MPB. Escreveu também O réu e o rei (Companhia das Letras, 2014) –, best seller sobre seu embate judicial com Roberto Carlos, que abriu caminho para a histórica decisão do Supremo Tribunal Federal a favor da liberação de biografias não autorizadas no país. Em 2021 publicou Roberto Carlos outra vez: 1941-1970, primeiro volume da nova biografia do cantor (também pela Editora Record). Já Jotabê Medeiros, repórter e crítico musical reviverá Raul no Flipoços. Jotabê já atuou na CNT/Gazeta, na Veja São Paulo e nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Em 2004, Jotabê foi finalista do Prêmio Comunique-se de Jornalismo. É autor de Belchior – Apenas um rapaz latino-americano, publicado pela Todavia (2017) e Raul Seixas: não diga que a canção está perdida (2019), também pela Todavia. Para saber mais e acessar a programação completa clique nesse link https://flipocos.com/programacaoflipocos.html

A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas. Patrocínio do DME através da Lei de Incentivo a Cultural do Estado. Apoio Cultural Frooty, Sicredi, Café Três Corações e Pollo Engenharia. Parceria cultural e educacional Sesc e Senac. Apoio Institucional Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Acesse o novo site no ar pelo www.flipocos.com e mais informações ligue para (35) 3697 1551.

Jotabê Medeiros traz Raul Seixas para o Flipoços 2022.